Páginas

Amore, more, ore, re :tradução: (com) "Amor, comportamento, palavras, ações"


Waleria

03 outubro 2012

Enfim, Mestra Waléria Magalhães.

Esses dois anos e meio de luta para conseguir o título de Mestre em Ciência da Computação foram anos  de muita angústia e exercício de paciência.

Resolvi fazer mestrado logo após terminar as duas graduações pois queria vivenciaR por completo uma vida Acadêmica. Fazer dois cursos ao mesmo tempo (Serviço Social  e Ciência da Computação) me fez crescer e enriquecer muito e muitos aspectos, hoje eu consigo lidar com diferenças de opiniões, ter jogo de cintura pra driblar as dificuldade do dia a dia, consigo pensar na área humana unida com a área de exatas, consigo ter sonhos que acredito eu poucos sonharam (eis uma grande dificuldade de encontrar um espaço pra mim) e consigo acreditar mais em mim...

Hoje eu sei que posso muito mais do que eu mesma acreditava! Em muitos momentos onde muitos desistiriam, eu chorei, eu estudei, eu rezei eu madruguei, me desesperei, acreditei, corri e consegui me formar em ambas sem ao menos uma repetência.

Porém fazer dois cursos ao mesmo tempo me privou de muito aprendizado. quis agarrar o mundo, mas quando se agarra muita coisa geralmente se perde algo. Não pude fazer os estágios dos meus sonhos, não pude participar de grupos de pesquisas que me fizessem aprender além do conteúdo da sala de aula, não pude ter a experiencia de publicações de artigos, apresentações em conferencias etc...A parte mais prejudicada foi a área de Computação, então resolvi partir logo para o mestrado, mesmo exausta de estudos afim de ter a oportunidade de viver isso. Bem, quem conviveu comigo sabe o que aconteceu nestes   últimos 30 meses.

Eu gostaria de publicar meus agradecimentos, haja vista que muitos que participaram da minha vida e em especial destes 30 meses não terão acesso ao meu trabalho.
Só para constar, meu trabalho teve com título: "ANÁLISE DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL NAVEGAPARÁ EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM" fiz um estudo sobre a ação do Navegapará na rede estadual, onde analisei por meio de questionários e entrevistas 10% das escolas estaduais de Belém.

Fiquei imensamente feliz com o resultado do meu trabalho, pois ele servirá como material de justificativa para professores da UFRA de licenciatura em computação abrir solicitação de criação de concursos públicos para para o cargo de professor de computação, coisa que os professores da UFRA já lutam por algum tempo.

Enfim!
Servir para justificar uma politica pública concreta e ajudar cetenas de pessoas é a minha recompensa!





AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, por todas as dificuldades e todas as imensas felicidades, por estar comigo durante toda a minha vida, e, em especial por estes últimos dois anos, me carregando no colo quando precisei, segurando firme nas minhas mãos e por iluminar meu pensamento nos momentos de dúvida. A Tí toda a minha gratidão!
Aos meus pais Magalhães e Maria José, pelo apoio, pelo conforto que sempre encontro nos seus braços e pela força que aprendi a ter com vocês. Tudo que faço pra ser alguém melhor é também pensando em vocês. A vocês, toda a minha dedicação!
Ao meu namorado Jean, pelo companheirismo, mesmo quando separados por hemisférios, sempre esteve presente e renovando as minhas forças e sempre está presente me demonstrando confiança. A você, todo o meu companheirismo.
Sei que ele não lerá meus agradecimentos, mas de qualquer forma gostaria de deixar registrado também a minha enorme gratidão ao meu melhor amigo, “filho” e cãozinho: Palito. Obrigada por passar tantas noites em claro comigo e por ser tão leal e amigo. Sei que todos que possuem um cão devem achar isto do seu, mas eu afirmo: você é único!
Agradeço à minha amiga Nathállia, que foi um presente de Deus nessa minha trajetória e mais do que ninguém sabe o quão foi árdua essa caminhada.
Aos amigos que conquistei na minha vivência no mestrado, em especial ao Cleyton, Fernando, Malk, Wall e Rômulo meu muito obrigado pela parceria, pelo apoio, preocupação e carinho.
Aos meus amigos “Pretos” e “Nininas”, que são muito mais do que grupos de amigos, são minha família! Obrigada por eu poder ser quem eu sou para cada um de vocês.
Ao meu orientado Benedito pelos ensinamentos e pela oportunidade de estar concluindo essa fase tão importante na minha vida.
À minha co-orientadora Marianne, por simplesmente ter caído do céu no momento em que eu mais precisava, e ter me acolhido, e com seus ensinamentos e seu apoio me fazer revigorar!
A CAPES, pelo apoio financeiro em estimulação à pesquisa que me propus a realizar.
A todos os participantes desta pesquisa, que colaboraram tão gentilmente para a realização deste trabalho.
A todos que citei, Obrigada, mil vezes obrigada...essa vitória é nossa!

Waléria Magalhães